Páginas

segunda-feira, 12 de julho de 2010

VENCENDO OS GIGANTES EMOCIONAIS


1 Samuel 16: 11 – 12 – “Então perguntou a Jessé: "Estes são todos os filhos que você tem? "Jessé respondeu: "Ainda tenho o caçula, mas ele está cuidando das ovelhas ". Samuel disse: "Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer até que ele chegue Então Jessé mandou chamá-lo e ele veio. Ele era ruivo, de belos olhos e boa aparência. Então o Senhor disse a Samuel: "É este! Levante-se e unja-o".”
1 Samuel 9: 2 – “Tinha ele um filho cujo nome era Saul, moço e tão belo, que entre os filhos de Israel não havia outro mais belo do que ele; desde os ombros para cima, sobressaía a todo o povo”.
Gênesis 37: 4 – “Quando os seus irmãos viram que o pai gostava mais dele do que de qualquer outro filho, odiaram-no e não conseguiam falar com ele amigavelmente”.
Temos três textos bíblicos que narram fatos de três diferentes personagens das escrituras. O primeiro fala daquele que se tornou o maior rei de Israel. O segundo diz respeito ao primeiro rei deste povo. O terceiro fala de um homem que se tornou o segundo mais poderoso do Egito.
Há nestas três histórias semelhanças e contrastes interessantes que podem nos ensinar coisas preciosas.
A primeira coincidência é que os três foram escolhidos para ocuparem posição de destaque e de grande influência.
A segunda é que os três eram jovens.
A terceira é que eles tiveram que enfrentar conflitos interiores. Esta semelhança é justamente a que marca a diferença entre as histórias e esta mesma situação é enfrentada por todos nós, mas o que faz a diferença entre o sucesso e o fracasso é a maneira como lidamos com estes conflitos que permeiam nosso interior e marcam nossa existência.
“A maior parte de nossa atividade mental está desligada dos fatos reais de nossas vidas. Em sua maior parte é tagarelice e “filosofia” inúteis: intermináveis diálogos interiores, repetição de acontecimentos passados, preocupações com o futuro e todos os tipos de falar sobre, que estão isolados de qualquer espécie de realização”. (John O. Stevens)
Quanto mais tempo você está envolvido nestes pensamentos menos você se envolve com a realidade e acaba não produzindo o suficiente para o seu crescimento. OU SEJA, PERDEMOS MAIS TEMPO PENSANDO EM COISAS QUE NÃO SE APROVEITAM DO QUE COM AQUILO QUE PRODUZIRÁ FRUTOS PARA NOSSO CRESCIMENTO.
Por isso Paulo diz em Filipenses 4:6 – 8 “Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”.
O problema é que:
1.º Temos dado pouco ouvido ao que diz o homem de DEUS. Damos ouvidos ao amiguinho que conhecemos ontem e que nos tornamos unha e carne. Damos ouvidos aos murmuradores que estão sempre reclamando de algo. Damos ouvidos aos críticos que sempre têm uma maneira ideal de fazer aquilo que outro está fazendo, mas quando não tem ninguém fazendo ele não faz. E não damos ouvidos ao que diz o homem de DEUS. Porque nem sempre o que o homem de DEUS diz agrada ao teu ego. É melhor escutar o homem de DEUS que não afaga minha feridinha, mas me livra da destruição, do que ouvir aquele que massageia meu ego e me leva para o buraco.
2.º Esquecemos que o homem de DEUS fala as coisas baseado nas coisas de DEUS e não dos homens. Paulo repete a mesma expressão que Jesus usou em Mateus 6: 25 “Não andeis ansiosos (...)”. O que mais vemos na igreja, são crentes sendo derrotados pelo gigante da ansiedade. Quando ficamos ansiosos perdemos a capacidade de pensar, quando paramos de pensar esquecemos que nosso socorro vem do Senhor e aí não oramos, não suplicamos, não adoramos, gastamos todo o tempo pensando em como resolver as causas de nossa ansiedade e por fim ficamos ainda mais ansiosos. Daí começa o “blábláblá” de você consigo mesmo e normalmente neste diálogo não há espaço para DEUS, pois teus pensamentos estão focados no problema e não naquele que pode te dar a solução de todo problema. Quando você concentra o seu foco no problema e não na solução deste, ele se torna cada vez maior.
3.º A ansiedade produz falta de paz, que produz insônia, que produz cansaço, que te leva a não produzir nada.
Condicione sua mente a não mais pensar bobagens, a não mais ficar pensando nas coisas que te aconteceram no passado. A deixar de ficar ouvindo sugestões tolas de sua própria cabeça fantasiosa e ocupe seu pensamento com o que o apóstolo declarou em Filipenses quatro: tenhas pensamentos nobres, puros, amorosos, bondoso e que louve a DEUS.
Nossa atitude diante das circunstâncias é que vão produzir nossos resultados. Tudo começa na mente, em nossos pensamentos.
PENSAMENTOS CONDUZEM A SENTIMENTOS. SENTIMENTOS CONDUZEM A AÇÕES. AÇÕES CONDUZEM A RESULTADOS. (T. Harv Eker)
A forma de pensar sobre si mesmo influenciou os resultados de Davi, José e Saul. SUA FORMA DE PENSAR DE SI MESMO VAI DETERMINAR O SEU FUTURO.
Um campeão de DEUS, alguém que quer reinar em vida precisa ter equilíbrio em suas emoções. A instabilidade emocional nos leva a tomar atitudes precipitadas que podem transformar uma situação sobre controle, uma quase vitória em uma terrível e dolorosa derrota.
Ex: Seleção brasileira feminina de voleibol vencia a partida semifinal contra a Rússia por 2X1 e estava vencendo o quarto “set” por 24X 19 e por causa do desequilíbrio emocional elas não conseguiram fechar a partida perdendo o set por 28x26 e depois perdendo o “tie-break” e assim a partida.
LEVANTE SUAS MÃOS E POR FÉ DECLARE: EU SOU UM CAMPEÃO EMOCIONAL.
Quero falar nesta manhã de quatro situações que estes homens passaram e que determinou seus resultados.
1.º Rejeição. José sofreu a rejeição dos seus irmãos e por isso foi jogado na cisterna e vendido como escravo para os ismaelitas.
Davi era ruivo, os israelitas em geral tinham uma pele e cabelos mais escuros. Davi lembrava a descendência de Esaú e não de Jacó. Pessoas diferentes normalmente são discriminadas e rejeitadas. Davi foi mandado para o deserto para cuidar das ovelhas de seu pai.
José e Davi foram rejeitados por seus familiares, mas eles sabiam que não eram rejeitados por DEUS. Em momento algum eles se portam como coitadinhos que foram rejeitados por seus parentes, eles mantiveram o foco na certeza de que um dia eles seriam exaltados diante de todos.
Não há registro de que Saul tenha sido rejeitado antes de assumir o trono de Israel, mas ele tinha tanto medo da rejeição que acabou sendo rejeitado pelo próprio DEUS. QUEM NÃO SABE LIDAR COM A REJEIÇÃO ENCONTRA SEMPRE UM CULPADO PARA O SEU FRACASSO, E ESTE COM CERTEZA NÃO É ELE. 1Sm. 13: 11 A CULPA DELE OFERECER SACRIFÍCIO NO LUGAR DO PROFETA FOI DO POVO QUE IA SE DISPERSANDO.
Em 1Sm 15: 15 – OS CULPADOS FORAM OS SOLDADOS QUE RESOLVERAM TRAZER AS OVELHAS E OS BOIS.
UM CAMPEÃO NÃO PROCURA CULPADOS, ELE BUSCA MEIOS DE CRESCER NA ADVERSIDADE E SE DESTACAR MESMO QUE ESTEJA EM CIRCUNSTÂNCIAS DESFAVORÁVEIS.
VOCÊ É UM CAMPEÃO DE DEUS PORQUE AINDA QUE SUA MÃE TENHA TE REJEITADO AINDA MAMANDO, DEUS NÃO TE REJEITOU, ELE TE ESCOLHEU E TE CHAMOU PARA CONQUISTAR A VIDA ABUNDANTE QUE ELE TEM PARA VOCÊ.
2.º DAVI E JOSÉ VENCERAM A INJUSTIÇA, SAUL PRATICOU A INJUSTIÇA.
José foi fiel na casa de Potifar e como recompensa ganhou o calabouço. Davi derrotou o gigante, tocou harpa para que o espírito imundo saísse de Saul e como paga recebeu perseguição. Saul não aceitou o fato de alguém ser honrado diante dele e por isso resolveu cometer injustiças. QUEM NÃO SE ALEGRA COM A VITÓRIA DO SEU IRMÃO PROCURARÁ MEIOS DE PARALISAR AQUILO QUE O OUTRO ESTÁ FAZENDO.
JOSÉ NÃO RECLAMOU DA INJUSTIÇA, DAVI IGUALMENTE NÃO. PORQUE UM SERVO DO SENHOR SABE QUE QUANDO ELE CALA SEUS LÁBIOS PARA A INJUSTIÇA É DEUS QUEM VAI JULGAR SUA CAUSA.
SE VOCÊ ESTÁ SOFRENDO INJUSTIÇA, CALE SUA BOCA. SÓ ABRA SEUS LÁBIOS PARA ADORAR O DEUS DA TUA JUSTIÇA.
UM CAMPEÃO DE DEUS NÃO SE VINGA DA INJUSTIÇA RECEBIDA. José se tornou segundo em todo Egito, mas isso não fez ele se vingar de Potifar.
3.º SÍNDROME DO ESQUECIMENTO. José revelou o sonho do copeiro e depois que este voltou ao palácio, esqueceu-se de José. Davi foi ungido rei sobre Israel e por anos o que ele recebia era só perseguição. Às vezes a demora nos leva a pensar que fomos esquecidos por DEUS, que ele não vai mais operar em nosso favor. Que Ele só tem olhos para fazer na vida dos outros menos na minha. Que o Senhor está muito ocupado se dedicando a cumprir as promessas do seu irmão que se esqueceu de suas.
UM CAMPEÃO DE DEUS NÃO TEM MEDO DE SER ESQUECIDO POR DEUS, POIS SABE QUE AQUELE QUE CHAMA O SEU EXÉRCITO DE ESTRELAS CADA UMA PELO NOME, JAMAIS PODERÁ DEIXÁ-LO DE LADO.
JÁ OUTROS DE TÃO DISPOSTOS A SEREM LEMBRADOS POR TODOS, CONSTROEM MONUMENTOS PARA SI. 1Sm. 15: 12B. SAUL ERGUEU UM MONUMENTO PARA SI. TEM MUITA GENTE NAS IGREJAS QUERENDO ERGUER MONUMENTOS PARA SI E ACABAM ESQUECENDO QUE A HONRA, A GLÓRIA E O LOUVOR SÃO PARA DEUS. NÃO FAÇA FORÇA PARA SER LEMBRADO PELOS HOMENS, SEJA FIEL PARA SER LEMBRADO POR DEUS.
4.º UM CAMPEÃO EMOCIONAL PERDOA E AJUDA OS QUE O FERIRAM. UM DOENTE EMOCIONAL QUER MATAR QUEM O AJUDOU.
José foi lançado na cisterna e vendido para os ismaelitas pelos seus irmãos o que desencadeou uma sequência de situações desagradáveis a ele: solidão, escravidão, injustiça, etc. Mas depois que foi exaltado ao governo do Egito, ele foi o instrumento que Deus usou para que seus irmãos não morressem de fome.
Davi foi grande parte de sua vida perseguido por Saul, depois de assumir o reino, ele pergunta: 2Sm. 9:1 “Resta ainda, porventura, alguém da casa de Saul, para que eu use de bondade para com ele, por amor de Jônatas?”
Saul gastou muita energia perseguindo Davi que só lhe fizera o bem.
Você precisa ser um campeão emocional, porque prosperidade começa na alma. 3Jo. 3:2 – “Amado, acima de tudo, faço votos por tua prosperidade e saúde, assim como é próspera a tua alma”.
LEMBRE-SE MAIS UMA VEZ:
PENSAMENTOS CONDUZEM A SENTIMENTOS. SENTIMENTOS CONDUZEM A AÇÕES. AÇÕES CONDUZEM A RESULTADOS. (T. Harv Eker)
SEUS RESULTADOS SÃO OS FRUTOS DAS SEMENTES DOS SEUS PENSAMENTOS.
DIGA: MEUS PENSAMENTOS SÃO SEMENTES;
DIGA: MEUS SENTIMENTOS SÃO RAÍZES;
DIGA: MINHAS AÇÕES SÃO GALHOS;
DIGA: MEUS RESULTADOS SÃO FRUTOS.
DIGA: HÁ ÁRVORES QUE TEM ESPINHOS
PERGUNTE: E OS ESPINHOS PASTOR?
TODA ÁRVORE TEM UMA SEMENTE, QUE PRODUZ RAÍZES, QUE PRODUZEM GALHOS, QUE GERAM FRUTOS. A ÁRVORE NÃO TEM LUGAR PARA OS ESPINHOS. ENTÃO ONDE ENTRAM OS ESPINHOS.
REPITA:
MEUS BONS PENSAMENTOS SÃO SEMENTES; QUE PRODUZEM MEUS BONS SENTIMENTOS QUE SÃO RAÍZES; QUE PRODUZEM MINHAS BOAS AÇÕES QUE SÃO GALHOS; QUE PRODUZEM MEUS BONS RESULTADOS QUE SÃO FRUTOS.
REPITA:
MEUS MAUS PENSAMENTOS SÃO SEMENTES; QUE PRODUZEM MEUS MAUS SENTIMENTOS QUE SÃO RAÍZES; QUE PRODUZEM MINHAS MÁS AÇÕES QUE SÃO ESPINHOS QUE SÃO GALHOS FRUSTRADOS; QUE NÃO PRODUZEM NADA.
ESPINHOS SÃO GALHOS FRUSTRADOS QUE NÃO CONSEGUIRAM TORNAR-SE GALHOS E SUAS FRUSTRAÇÕES SE TORNAM UMA ARMA PARA FERIR AQUELES QUE TENTAM SE APROXIMAR DOS RAMOS FRUTÍFEROS. TODO DOENTE DA ALMA SE TORNA UM ESPINHO QUE TENTA IMPEDIR COM QUE ALCANCEMOS A BELEZA DAS ROSAS OU A DOÇURA DOS FRUTOS.


Palavra pregada no Ministério Apascentar Internacional em Duque de Caxias
pelo pastor Marcelo de Sousa durante a campanha Vencendo Golias e conquistando uma bênção impossível, no dia 11 de julho de 2010 pela manhã.

Nenhum comentário: