Páginas

sábado, 10 de julho de 2010

Cuidado! Os gibeonitas podem te enrolar.

JOSUÉ 9: 3 – 14 – “Os moradores de Gibeão, porém, ouvindo o que Josué fizera com Jericó e com Ai, usaram de estratagema, e foram, e se fingiram embaixadores, e levaram sacos velhos sobre os seus jumentos e odres de vinho, velhos, rotos e consertados; e, nos pés, sandálias velhas e remendadas e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento. Foram ter com Josué, ao arraial, a Gilgal, e lhe disseram, a ele e aos homens de Israel: Chegamos de uma terra distante; fazei, pois, agora, aliança conosco. E os homens de Israel responderam aos heveus: Porventura, habitais no meio de nós; como, pois, faremos aliança convosco? Então, disseram a Josué: Somos teus servos. Então, lhes perguntou Josué: Quem sois vós? Donde vindes? Responderam-lhe: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do SENHOR, teu Deus; porquanto ouvimos a sua fama e tudo quanto fez no Egito; e tudo quanto fez aos dois reis dos amorreus que estavam dalém do Jordão, Seom, rei de Hesbom, e Ogue, rei de Basã, que estava em Astarote. Pelo que nossos anciãos e todos os moradores da nossa terra nos disseram: Tomai convosco provisão alimentar para o caminho, e ide ao encontro deles, e dizei-lhes: Somos vossos servos; fazei, pois, agora, aliança conosco. Este nosso pão tomamos quente das nossas casas, no dia em que saímos para vir ter convosco; e ei-lo aqui, agora, já seco e bolorento; e estes odres eram novos quando os enchemos de vinho; e ei-los aqui já rotos; e estas nossas vestes e estas nossas sandálias já envelheceram, por causa do mui longo caminho. Então, os israelitas tomaram da provisão e não pediram conselho ao SENHOR”.
Gibeão ficava a cerca de 10 quilômetros de Ai, a última cidade conquistada pelos israelitas até então. Os gibeonitas eram conhecidos também como Heveus e faziam parte da lista de povo que deveria ser destruído por Israel ao entrarem na terra prometida. Mas eles usaram de astúcia para se livrarem da destruição e acabaram sendo subjugados e viveram como escravos dos israelitas.
Há muitos filhos de Deus que tem tomado a mesma atitude dos gibeonitas, preferem viver como escravos a lutar pela sua existência. Voltando um pouco na história bíblica percebemos que a geração de israelitas anterior a que entrou na terra prometida sofria do mesmo mal dos gibeonitas. Sempre que enfrentavam desafios, sentiam saudades do Egito, da escravidão. Liberdade traz responsabilidades. O escravo e sempre dependente do seu senhor: Come as sobras da mesa, veste o que seu senhor quer que ele vista, vai somente onde seu senhor determina. A escravidão te limita.
Há pessoas que preferem viver escravas das dívidas a fazer algo para se livrar delas. Já se acostumaram a pagar o mínimo no cartão de crédito, a estar sempre pendurado no cheque especial, a ter sempre um carnê que só paga com atraso e com juros. Quem é escravo das dívidas acaba comendo mal, se vestindo mal e só vai aonde as dívidas permitem que ele vá, quase sempre a lugar nenhum. Geralmente quem é escravo das dívidas acaba se escravizando à miséria e a pobreza.
Quem se torna escravo da miséria e da pobreza para de pensar no futuro, pois está sempre ocupado e gastando energia procurando uma forma para sobreviver. O QUE DEUS NOS PROMETEU NÃO FOI A SOBREVIVÊNCIA NESTE MUNDO, MAS ABUNDÂNCIA (JO 10:10B); O MELHOR DESTA TERRA (IS. 1:19); REINAR EM VIDA (RM 5: 17B).
Cristo morreu na cruz para que nos tornássemos livres. Esta liberdade se aplica a tudo inclusive a nossa vida financeira. Sabemos que somos livres, mas muitos se esquecem que a promessa alcança nosso ser de uma forma completa. A igreja do Senhor precisa tomar posse e reivindicar o que é seu por direito. Deus não age de forma parcial, ele é integral. A igreja não tem dificuldades de crer que Jesus salva, cura e liberta, mas resiste em acreditar que Ele é poderoso para mudar nossa vida financeira. Efésios 3: 20 diz: “DEUS É PODEROSO PARA FAZER INFINITAMENTE MAIS DO QUE TUDO QUE PEDIMOS OU PENSAMOS”. Se Ele é poderoso para curar, para salvar e para libertar, Ele também é poderoso para te fazer prosperar.
Os gibeonitas ouviram o que Josué fizera a Jericó e a Ai. AQUILO QUE DEUS FAZ NA SUA VIDA SE TORNA VISÍVEL A TODOS OS HOMENS. DEUS NÃO TE EXALTA EM OCULTO. ELE NÃO TE HONRA ÀS ESCONDIDAS. Pode ser que ninguém esteja vendo sua preparação, mas todos verão sua vitória. Sua semeadura não é visível, mas todos verão sua colheita. Seu zelo pode não ser visto, mas todos verão sua honra.
O GIBEONITAS OUVIRAM AS GRANDES VITÓRIAS QUE DEUS DERA AO SEU POVO. AS PESSOAS OUVIRÃO FALAR DE VOCÊ. OUVIRÃO FALAR DAQUILO QUE DEUS ESTÁ FAZENDO EM SUA VIDA. OUVIRÃO FALAR DAS GRANDES CONQUISTAS QUE VOCÊ TEM ALCANÇADO.
AGORA CUIDADO! Alguns ouvem e querem tirar proveito do que DEUS tem feito em seu favor. HÁ PESSOAS QUE NÃO MOVEM UMA PALHA PARA TE AJUDAR EM MOMENTOS DE LUTA, MAS É SÓ AS COISAS COMEÇAREM A ACONTECER PARA VOCÊ QUE ELAS LOGO CHEGAM DIZENDO QUE SEMPRE ACREDITARAM QUE VOCÊ SERIA UM SUCESSO. DEUS TORNA PÚBLICAS NOSSAS CONQUISTAS PORQUE ELE SEMPRE QUIS HONRAR O SEU POVO. ELE QUER QUE TODOS VEJAM QUE A VERGONHA QUE PASSAMOS SE CONVERTEU EM DUPLA HONRA. MAS TOME CUIDADO: PORQUE OS GIBEONITAS ESTARÃO OUVINDO O QUE DEUS FEZ EM TEU FAVOR. OS GIBEONITAS SÃO AQUELES QUE SE ALIANÇAM CONOSCO PROCURANDO SEMPRE TIRAR PROVEITO PARA SI.
Os gibeonitas sempre se mostrarão como necessitados e carentes do seu favor. O único objetivo deles é se beneficiar daquilo que deus tem te dado. Eles levaram sacos velhos, odres de vinho velhos, sandálias velhas e remendadas, roupas velhas, pão mofado.
- OS GIBEONITAS MORAM PERTO. SÃO PARENTES, AMIGOS, VIZINHOS. SEMPRE ESTÃO “CAVANDO PENALTI”. SEMPRE ESTÃO USANDO ARTIFÍCIOS PARA TE EMOCIONAR E TE CONVENCER QUE VOCÊ TEM A OBRIGAÇÃO DE AJUDÁ-LOS. TEM MUITO CRENTE FIEL EM DÍZIMOS E OFERTAS QUE ESTÁ ENROLADO FINANCEIRAMENTE PORQUE SE DEIXOU LEVAR PELOS GIBEONITAS E AGORA TÁ DEVENDO CARTÃO DE CRÉDITO, TÁ APERTADO FINANCEIRAMENTE, TUDO PORQUE ALÉM DE SI E DE SUA CASA ELE ESTÁ CARREGANDO OS GIBEONITAS JUNTO A ELE.
O ERRO DE ISRAEL É O MESMO ERRO QUE AQUELES QUE CARREGAM OS GIBEONITAS COMETEM. OUVEM A HISTÓRIA TRISTE. COMOVEM-SE COM O LAMENTO. ASSUMEM A RESPONSABILIDADE. COMPRAM AS LUTAS. PAGAM AS DESPESAS. PRIVAM-SE DE COISAS PARA SUSTENTAR OS GIBEONITAS E A ÚNICA COISA QUE NÃO FAZEM É PEDIR O CONSELHO DO SENHOR.


Palavra pregada pelo pastor Marcelo de Sousa no Ministério Apascentar Internacional de Duque de Caxias, quarta-feira, 07/07/10, durante a Semana de Libertação financeira.

Nenhum comentário: