Páginas

sexta-feira, 10 de abril de 2009

UM FENÔMENO CHAMADO TEMPESTADE

UM FENÔMENO CHAMADO TEMPESTADE.
(Mateus 7:24-27) Todo aquele, pois, que ouve estas minhas palavras e as pratica será comparado a um homem prudente que edificou a sua casa sobre a rocha; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, que não caiu, porque fora edificada sobre a rocha. E todo aquele que ouve estas minhas palavras e não as pratica será comparado a um homem insensato que edificou a sua casa sobre a areia; e caiu a chuva, transbordaram os rios, sopraram os ventos e deram com ímpeto contra aquela casa, e ela desabou, sendo grande a sua ruína.

Tempestades são fenômenos naturais (causadas por temporal com um estado climático de curta ou longa duração marcado por ventos fortes como nos tornados e ciclones tropicais, trovoadas, e precipitação forte)
Algumas verdades sobre a tempestade
1. Tempestade atinge a todos;
2. Tempestade chega de repente;
3. Tempestade é sempre forte, se for fraco não é tempestade;
4. Tempestade sempre causa transtornos
5. Tempestade provoca destruição, caos e às vezes dor;
6. Quem enfrenta a tempestade sabe que não é fácil sair dela.

O que provoca tempestades
Tempestades são provocadas por zonas de instabilidade. Quando há instabilidade, quando o tempo não está firme, há uma grande possibilidade de temporais. Como está o tempo em sua vida, em suas emoções. Você é alguém firme ou é uma verdadeira zona de instabilidade climática? Nunca se sabe o que esperar de você quanto ao humor, quanto às suas atitudes. Seja firme para que a instabilidade não traga tempestades em sua vida. Quem é controlado pelas emoções é alguém que está sujeito a grandes áreas de instabilidade. Você é senhor de si mesmo e não suas emoções. Se você não dominar suas emoções, elas dominarão você.
TEMPESTADES SÃO PROVOCADAS PELO CHOQUE ENTRE MASSA DE AR FRIO E MASSA DE AR QUENTE.
As mais violentas tempestades são geradas pelo choque entre massas de ar frio e as massas de ar quente. As massas precisam se condensar e não se chocar.
Como cristão, é muito importante sabermos o que fazer quando somos acometidos por tempos difíceis. Jesus disse que nesse mundo teríamos aflições, oposições. Só que Ele também nos disse para termos bom ânimo, porque Ele havia vencido o mundo.
Tempestades sempre vêm. Tempos difíceis são inevitáveis. Mas temos chaves sobrenaturais as quais podemos implementar e empregar para que não sejamos pegos por essas tempestades.
O texto que lemos, vemos a mesma história da tempestade, mas temos também dois crentes – um que estava sobre a rocha e outro que estava sobre a areia. Ambos ouviram as mesmas palavras, mas uma as praticou enquanto o outro não as levou em conta. Aquele que ouviu a Palavra e a praticou manteve sua casa de pé depois da tempestade. Mas aquele que ouviu a Palavra, mas não a praticou, teve sua casa derrubada pelos ventos e ficou em grande ruína.
Tempestades vêm até nós por diversas razões.
Jonas esteve numa tempestade porque estava em desobediência. Certa vez os discípulos estavam num barco a mando de Jesus, mas uma tempestade sobreveio a eles. Podemos concluir que as tempestades nos alcançam por vários motivos, mas o que eu gostaria de enfatizar é o que Jesus falou: a importância de ouvirmos Suas palavras e as praticarmos.
Quando praticamos as palavras de Jesus, estamos em cima de uma rocha quando coisas ruins nos sobrevêm. Quando não praticamos as palavras de Jesus e as situações difíceis aparecem, a gente entra na caverna e desiste. Ou então sai derrotado. Precisamos não apenas ser ouvintes da Palavra, mas também praticantes.
Tempestades vêm para qualquer pessoa, não importa quão santificada esta seja. É quando passamos por situações difíceis que demonstramos o que verdadeiramente existe dentro de nós. É muito fácil dar gritos de júbilo quando você é promovido ou quando tudo vai bem com a sua família. Mas e quando a promoção que você estava esperando se transforma em demissão? E quando a sua esposa sai de casa ou você teve uma perda trágica em sua família?
É fácil ser crente na igreja, olhar para o seu irmão, sorrir e dizer para ele o que o pregador está te mandando repetir... Outra coisa é sair daqui e receber notícias contrárias àquilo pelo qual você estava acreditando em Deus. Precisamos reconhecer que temos um inimigo. Temos um opositor. Há uma força que existe contra nós, mas dou glória a Deus porque a vitória é nossa.
Que tipo de pessoa você é numa tempestade? Na tempestade, você encontra motivos para ser rude com as pessoas? São as nossas circunstâncias que revelam quem realmente somos no nosso interior.
(Salmos 41:5-8) O salmista fala que os inimigos falavam mal dele, dizendo quando morrerá, e o seu nome perecerá. Quando alguns deles o visitavam era pra falar coisas vazias, que só colocavam pra baixo, provocava tristeza.
Tem gente aqui que está vivendo uma tempestade destas: todos desejam o mal sobre você? Pessoas maliciosas não querem o seu bem e querem te destruir.
(No versículo 9 deste salmo 41) Davi fala de pessoas que estavam perto dele e em quem confiava, mas que se viraram contra ele. Não é uma coisa boa experimentar uma situação assim...
(Salmos 41:11) Com isto conheço que tu te agradas de mim: em não triunfar contra mim o meu inimigo. Note que Davi se cercou da Palavra de Deus. Ele começou a pensar em Deus e a confiar Nele. Ele estava dizendo: eles podem querer o meu mal, eles podem querer me ver na cova, mas o Senhor se agrada de mim e o inimigo não vai triunfar contra mim.
Em tempos difíceis, você não pode pensar que o favor de Deus deixou de trabalhar em sua vida. Esse é o tempo de convencer a si mesmo de que Deus te ama e que tem o melhor para você em Seu coração. Talvez você não saiba que foi você mesmo quem trouxe a tempestade para a sua vida, talvez por causa de alguém com quem você se associou... De qualquer forma, você não pode se esquecer de que Deus te ama.
O salmista sabia que, mesmo na tempestade, o Senhor se agradava Dele. O mais fácil seria se ofender com Deus e questionar o porquê daquela situação. Só que quando a gente se ofende com Deus, cortamos Sua habilidade de trabalhar em nossas vidas. É no período de tempestades que mais devemos nos negar a acreditar nas mentiras do diabo; é o momento de nos livrarmos de todo negativismo e do que é contrário à Palavra de Deus.
Não é na tempestade que você tem que desistir de tudo e sair da igreja! Não! Esse é o momento onde você deve conhecer mais a Palavra de Deus, para estar equipado para tomar as decisões certas, sem ser guiado pelas suas emoções! Precisamos descansar em Deus, colocar nossas emoções debaixo do controle Dele. E perguntar: “Deus, o que o Senhor quer que eu faça nessa situação? Ajude-me!”
Não tente consertar ou limpar as mentiras que as pessoas disseram contra você. De que adianta? As pessoas só acreditam no que elas querem acreditar. Talvez elas tenham ouvido uma mentira e acreditado nela. Mas não tente consertar as coisas, não adianta. É Deus quem faz. É Ele quem fará com que as pessoas ouçam a verdade. É nesse momento que devemos acreditar no poder que a Palavra tem para consertar as situações da nossa vida.
O que você sabe sobre a tempestade que está passando? “Sei que está doendo!” Só isso? É só isso que você sabe? Quando meu pai ficou doente, cremos em Deus pela cura dele, no leito do hospital eu orei e declarei que aquela enfermidade não era para morte e ele voltou para casa, mas o Senhor o tomou para si. Aquele não era o momento de se ofender com Deus, mas de acreditar num plano divino maior. Muitas vezes não teremos todas as respostas ou não entenderemos todas as coisas, e é nesse ponto que devemos confiar em Deus. Apesar da dor, precisei confiar no Senhor. Sei que meu pai não está só no meu passado, mas no meu futuro. Porque eu sei que com ele me encontrarei novamente lá na glória.
O QUE FAZER NO MEIO DA TEMPESTADE
(Salmos 41:12) Quanto a mim, tu me susténs na minha integridade e me pões à tua presença para sempre.
1. LEMBRE-SE DE QUE COM DEUS, O INIMIGO NUNCA TRIUNFA SOBRE NÓS. Não tente fazer consertos do seu próprio jeito, porque é a sua integridade que vai te fazer ser levantado.
2. MANTENHA O CONTROLE DE SUAS EMOÇÕES. Temos autoridade sobre as nossas emoções durante tempos difíceis e precisamos nos levantar para controlá-las, exercendo a autoridade que já está em nossas mãos.
(Lucas 21:11-13) Haverá grandes terremotos, epidemias e fome em vários lugares, coisas espantosas e também grandes sinais do céu. Antes, porém, de todas estas coisas, lançarão mão de vós e vos perseguirão, entregando-vos às sinagogas e aos cárceres, levando-vos à presença de reis e governadores, por causa do meu nome; e isto vos acontecerá para que deis testemunho.
3. Preste atenção à última parte da passagem: e isto vos acontecerá para que deis testemunho. O seu testemunho de superação em meio às tempestades será um encorajamento para outras pessoas.
(Lucas 21:14,15) Assentai, pois, em vosso coração de não vos preocupardes com o que haveis de responder; porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem.
4. EM MEIO A TEMPESTADE, FALE AS COISAS CERTAS. No verso 15, Deus diz que te dará uma boca, mas, o que você fará com ela? Você vai criar vida ou morte? No tempo da tempestade, Deus nos deu boca para que falemos as coisas certas.
Quando falamos as coisas certas, os anjos de Deus podem ministrar em nosso favor. Mas quando falamos as coisas erradas, eles ficam de mãos atadas. Use a sua boca da forma certa, para criar as coisas certas no meio da tempestade. Não faça o que os discípulos fizeram dentro do barco... Eles abriram suas bocas para duvidar e para expressar medo.
O ímpio pode te dizer: “Você é cristão? Não sabia! Então, por que você está passando pela mesma coisa que eu estou passando? Achei que o seu Deus era diferente!” Mas você pode responder: “Continue me olhando! Posso estar passando a mesma coisa que você, mas meu fim será diferente do que o seu! Há mais coisas trabalhando em meu favor do que contra mim!”
(Isaías 4:6) Os quais serão para sombra contra o calor do dia e para refúgio e esconderijo contra a tempestade e a chuva.
5. Em meio à tempestade, Deus tem um lugar secreto para nós. Desconecte-se das coisas que estão acontecendo e entre na presença de Deus. Desse lugar, olhe para as coisas segundo uma nova perspectiva. Olhe para a tempestade da maneira como Deus olha para ela.
6. ENVIE A PALAVRA DE DEUS ADIANTE DE VOCÊ. (Salmos 107:20) Enviou-lhes a sua palavra, e os sarou, e os livrou do que lhes era mortal.
A Palavra tem a habilidade para enviar livramento da nossa destruição. Ela tem a habilidade para criar e mudar coisas, para fazer existir aquilo que antes não havia.
7. CLAME O NOME DE JESUS DO MEIO DA TEMPESTADE.
(Salmos 107:26-29) Subiram até aos céus, desceram até aos abismos; no meio destas angústias, desfalecia-lhes a alma. Andaram, e cambalearam como ébrios, e perderam todo tino. Então, na sua angústia, clamaram ao SENHOR, e ele os livrou das suas tribulações. Fez cessar a tormenta, e as ondas se acalmaram.
Jesus tem um jeito de acalmar a tempestade! Clame a Ele na sua angústia. É muito simples, basta clamar por socorro. Na Palavra de Deus, há a habilidade para mudar coisas. As circunstâncias não cancelam aquilo que Jesus disse que faria em sua vida. A Palavra de Deus nunca é cancelada pelas circunstâncias. Não é afetada pela doença, pela rebeldia dos seus filhos, pelos problemas no seu casamento... Quando Deus diz, “Acalma-te”, todas as tempestades da sua vida cessam e você experimenta grande bonança.
SALMOS 18:10 10 Montou num querubim e voou; Sim voou velozmente sobre as asas do vento.
8. USE AS TEMPESTADES COMO VEÍCULO QUE TE LEVARÁ MAIS LONGE, MAIS ALTO E MAIS PRÓXIMO DO SENHOR.
Provas e tempestades têm o potencial de nos separar do amor de Deus, se permitirmos que isso aconteça. A outra opção é usar essas provas e testes como veículo que nos aproximam mais do Senhor. Nas tempestades, precisamos ter uma mentalidade de vitória, pois somos mais que vencedores. E você também precisa conhecer o amor que Deus tem por você.

Pastor Marcelo de Sousa

Mensagem pregada em 15/11/09 no Ministério Apascentar de Duque de Caxias

Nenhum comentário: