Páginas

segunda-feira, 3 de maio de 2010

CANSADOS, MAS AINDA PERSEGUINDO

“Vindo Gideão ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, cansados, mas ainda perseguindo” Juízes 8:4
Gideão surgiu em cena em um período crucial da história de Israel. Os midianitas e amalequitas, além de outras tribos nômades, tinham invadido e saqueado Israel.
Israel ainda não havia centralizado o governo. As tribos eram desunidas e desorganizadas. Cada indivíduo fazia aquilo que melhor lhe agradasse (Juízes 21:25).
A idolatria era comum – as plantações dos israelitas eram regularmente saqueadas e destruídas, causando miséria e fome. Em meio a toda essa tribulação, os israelitas clamaram ao Senhor.
Gideão foi à resposta dada por Deus ao clamor de seu povo. Ele era o homem da hora e do momento. Cada um de nós tem alguma missão significativa a cumprir, alguma singularidade que pode ser útil para o propósito divino.
Gideão significa: Lenhador, batedor, guerreiro, pertencia ao clã de Abiezer, da tribo de Manassés. Foi o Sexto Juiz de Israel, e um dos mais destacáveis, pois o relato de sua vida alcança três capítulos, um pouco maior que a de Sansão.
Seu chamado tinha uma característica especial: Foi chamado para libertar o povo dos Midianitas, Amalequitas e outros povos inimigos. (árabes) Assemelha-se ao ministério de Jesus como libertador; mas também tem muita semelhança com o ministério pastoral que é de libertar o povo de Deus de seus inimigos. (Satanás e demônios)
O CHAMADO DE DEUS A GIDEÃO
Deus envia um profeta ao povo. Juizes 6:8 Envia um mensageiro ( anjo ) a Gideão. Vs 11 Este lhe dá uma palavra de fortalecimento: “O Senhor seja contigo homem valente” vs. 12 “Vai nessa tua força, livra a Israel da mão dos medianitas, porventura não te enviei eu? Vs 15,16
“O diálogo de Gideão com o anjo do Senhor não deixa de apresentar seus tons humorísticos, visto que Gideão, descrito como homem valente, Vs 12 , e como candidato a libertador do seu povo, apresenta em contraste, sua total inadequação e fraqueza. Entretanto, é exatamente quando o homem se torna consciente de sua própria fraqueza e das dificuldades da situação que o Senhor o toma e o usa. O homem que confia em sua própria força provavelmente não pedirá a graça de Deus, nem lhe dará, GLÓRIA por qualquer cousa que o atinja. É verdade, também, que o Senhor não viu apenas o homem como era – fraco e medroso – mas, o mesmo homem como poderia ser – forte, resoluto e corajoso.”
Diga o fraco: Eu sou forte. Quando sou fraco aí que sou forte. Com Deus faremos proezas.
Gideão pede sinais de Deus de comprovação do chamado, e o Senhor lhe responde com três sinais, a fim de que crescesse, a sua fé:

1. Sinal da oferta recebida. Cap. 6: 17-23 (Efa: de 14 à 18 quilos)
2. Sinal da lã enxuta e molhada de brisa. 6: 36-40
3. Sinal do sonho profetizado pelo inimigo. 7: 9-15
OS VÁRIOS TESTES DE DEUS A GIDEÃO QUE COMPROVARAM SEU CHAMADO
Teste da santificação familiar. Juízes 6:25-32 (DERRUBANDO OS ALTARES DE BAAL) Teste da coragem. Cap. 7:2-3 ( vencendo o maior inimigo: o medo – NÃO LEVE CONTIGO OS MEDROSOS.) Teste da vigilância. (DESATENTOS) Cap. 7:4-7 Teste da fé. Cap. 7:8 e Hb 11:32
AS ESTRATÉGIAS DE VITÓRIA DADAS POR DEUS A GIDEÃO
A vitória não vem da força do braço do homem, mas de Deus. 300 com Deus são mais fortes que 135.000 no braço da carne. DIGA: EU E DEUS SOMOS SEMPRE A MAIORIA. O Espírito Santo é quem capacita para a batalha e para a vitória, sem o Espírito Santo, somos nada. Cap. 6:34.
Os instrumentos utilizados por Gideão trazem grandes vitórias:
Trombetas: Tradução da palavra Hebraica Shophar, em I Cron 15:28; II Cron 15:14
As Trombetas anunciam (figuradamente) os atos e decretos de Deus. Trombeta fala de convocação. Servia para convocar o povo à Assembléia. Sl 81: 3. Nos acampamentos militares o som da trombeta chamava os soldados a forma. Jz 3:27; 6:34 e dava o sinal para o combate. Jó 39:2 Tocava para fazer cessar o avanço II Sm 2:28 e para ordenar a retirada II Sm 20:1,22
A trombeta, em caso de perigo, dava sinal de alarme. Jr. 6:1: Am 3 Somente os sacerdotes podiam tocar a trombeta e anunciar festas, convocar assembléia e dar o sinal de combate. Nm 10:1-10; 31:6 Quando se fez a dedicação do templo, soaram cento e vinte trombetas. II Cron 5:12
No novo testamento a trombeta é usada na guerra I Cor 14:8 e anunciar a segunda vinda de Cristo. Mt 24:31 e a ressurreição dos mortos. I Cor 15:52; Ap 11:15.
A trombeta aponta para o louvor do povo de DEUS. A primeira coisa que Satanás quer que cesse é o louvor na tua vida, a tua alegria e disposição em cantar ao Senhor. Tem gente aqui nesta noite que aposentou o seu canto, que não tem mais prazer em adorar e louvar o nome do Senhor. As lutas, os desafios, as dificuldades levaram você a pendurar sua harpa no salgueiro (Sl.137: 2)
Cântaros e Fogo. Cântaro é vaso de barro (somos nós). O fogo dentro do cântaro simboliza o Espírito Santo dentro de nós agindo com poder e glória. Cântaro quebrado faz resplandecer o fogo de glória no meio da madrugada, significa vida quebrantada diante do Senhor a fim de que Deus confunda os ardis dos inimigos e os derrotem completamente.
DETERMINAÇÃO E PERSEVERANÇA PARA VENCER AS BATALHAS
Sete coisas que deixam um servo de Deus cansado.
1. Acúmulo de trabalho.
2. Ingratidão.
3. Traição.
4. Falta de cooperação.
5. Falta de unidade (dissensão/discórdias)
6. Falta de reconhecimento/agradecimento.
7. Críticas e observações negativas.
Sete coisas que o servo de Deus precisa entender para vencer as batalhas diárias:
1. A batalha ainda não terminou não se pode descansar e nem abaixar as armas, os inimigos não foram completamente desbaratados. O FATO DE VOCÊ TER PISADO NA TERRA DA PROMESSA NÃO SIGNIFICA QUE SUA BATALHA TERMINOU. ISRAEL ENTROU NA TERRA PROMETIDA, E AINDA TEVE QUE VENCER TRINTA E UM REIS.
2. A batalha continua meu irmão. NÃO PARE DE PERSEGUIR O TEU OBJETIVO. UMA DAS ESTRATÉGIAS DO DIABO É APROVEITAR O TEU CANSAÇO E TRANSFORMÁ-LO EM DESÂNIMO E ASSIM TE FAZER DESISTIR NO MEIO DA CAMINHADA. SAIBA QUE O PÓDIO É LUGAR DE GENTE CANSADA.
3. Nossa luta não é contra homens, mas é espiritual. Ef 6:10-18
4. Como líderes temos que manter a cabeça erguida, ser flexíveis sem ser conivente (a reclamação dos Efraimitas Jz.8: 1 - 3) e endurecer quando necessário ( Sucote e Penuel Jz. 8: 5 - 9).
5. Sempre vão aparecer pessoas do nosso meio que irão dizer:
“ Mas ele ainda não acabou:, não vai dar certo, os inimigos vão ganhar, ainda faltam 20.000.” Você não pode deixar se abater. Nunca esqueça: A vitória vem de Deus, forte não é você, mas Deus em você.
6. Você vai precisar de companheiros para lhe ajudar nessa batalha, e Deus sempre mandará homens e mulheres para lhe ajudar.
7. Nunca espere que a maioria lute contra os inimigos no inicio, sempre serão poucos que estarão ao teu lado, talvez no final quando a batalha já estiver quase ganha eles sairão do lugar de onde estão e lutem para também levar a glória. Davi e Golias; Gideão e outras tribos são exemplos disso que falamos.
Lute, persiga o inimigo, não desista, não pare; a guerra não terminou, ainda tem Zeba e Zalmuna os reis dos inimigos.
O reino de Deus é dos que perseveram: ao vencedor dar-lhe-ei a coroa; combati o bom combate...

Pastor Marcelo de Sousa

Mensagem pregada no Ministério Apascentar de Duque de Caxias dia 25/10/09

Nenhum comentário: